segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aviso- Cursos do Proinfo Integrado


Os cursos do Proinfo Integrado direcionados aos professores terão início segundo os períodos abaixo enumerados:


  1. Curso " Ensinando e aprendendo com as TIC's - 100 horas - começará nos dias 09 e 16 de junho de 2010 ( manhã e tarde ) . As tutoras Acácia Barreto e Anatércia Silva , entrarão em contato com os cursistas para o agendamento dos dias.

  2. Os cursos de Introdução à educação digital - 40 horas e Elaboração de Projetos -40 horas, só irão ter início no segundo semestre.

domingo, 30 de maio de 2010

Mistura boa

Posted by Picasa

Mistura Boa

Há tempos eu era.
Há pouco tempo eu sou.
No espaço de quem eu era
E de quem eu sou
Descobrir as interfaces
Da pigmentação desta pele humana e frágil.
Trago em minha cara
As marcas das lágrimas
Que ganhei ao nascer desta cor.
Sou a mistura
Bruta e clara
Da ginga, da alma, do batuque
De tanta gente, de tanto sangue,
de tanta luta, de tanta dor.
Sou chamada de morena, preta,
amorenada, quase clara.
Ou cochicham à surdina: negra assanhada!
Sou mestiça, obrigada a dizer:
Sim, senhor!
Nesta terra das misturas,
E tão impune
A senzala é ocupada por todas as cores.
Agora, face a face
Sem buscar disfarce
Vejo-me grande e bela
E de toda cor.


de Luciane
por correio eletrônico - http://www.pucrs.br/mj/poema-negro-39.php

sábado, 29 de maio de 2010

Reunião Pedagógica

O Diretor ,José Gama ,inicia a reunião


A Pedagoga Mônica Suzanny fala sobre o Projeto do turno matutino :
A África e a copa do mundo em 2010



A Pedagoga Rosaura Melo do turno noturno( pólo)
expõe os trabalhos que estão sendo desenvolvidos
no pólo da escola ( Areia Branca ) e também coloca
a disposição da Coordenação material de apoio
para os projetos em andamento




Nesta manhã de sábado(29/05/2010) realizou-se a reunião pedagógica com os docentes da nossa Unidade de Ensino, onde foram abordadas algumas questões como: a necessidade existente de pessoal de apoio, a indisciplina de alguns alunos, o uso de celular em sala de aula, a necessidade de revisão do Regimento Escolar , as aulas a serem repostas das disciplinas que ainda não têm professor lotado, a reposição das aulas suspensas durante o período de chuvas, a nova Portaria que regulamenta as formas de avaliação da aprendizagem e também a divulgação do processo de repaginação do blog da Unidade Escolar.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Posted by Picasa

Como criar um blog: passo a passo

1º Passo: inscrever-se no Blogger usando o google e pesquisar
Photobucket

2º Passo :Pesquisar a página e clicar em criar blog

Photobucket

3º Passo:

  • Inserir um endereço de e-mail de quem está criando o blog

  • Criar um password para o blog e confirmá-lo

  • Dar um título para identificar a página Ex: Colégio Estadual Paulino Nascimento

  • Copiar a sequência de letras e aceitar os termos de uso

  • Clica em " CONTINUAR"

4º Passo:

  • Dê um título ao seu blog (pode mudar depois usando as configurações do blog )
  • Crie o endereço que quer dar ao blog. ex: htt://colestadualpaulinonascimento
  • Copie as letras de verificação e clique em "CONTINUAR"

Photobucket

5º Passo:

  • Escolhar o modelo de configuração da página clicando no círculo correspondente a seleção pretendida e clique em " CONTINUAR"

Photobucket

6º Passo:

  • Está finalizada a criação do blog
  • Clicar em " COMEÇAR A ENVIAR MENSAGENS"

Participem do Concurso de blog promovido pela Secretaria da Educação


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai abrir, a partir desta segunda-feira, 24, as inscrições para o I Concurso Blog XXVII Jogos da Primavera 2010, destinado aos estudantes da rede pública estadual que tenham entre 12 e 20 anos. As inscrições podem ser feitas até 30 de julho. O concurso será realizado através do Departamento de Educação Física (DEF) e tem como objetivo disponibilizar, on line, um blog informativo sobre o evento, com base no que os estudantes criarem.
Segundo a diretora do DEF, Maria Auxiliadora Pires, a disputa elegerá e premiará o Blog com melhor conteúdo, organização, criatividade, uso correto da língua portuguesa, interatividade com o leitor e originalidade.
A premiação será realizada no dia 10 de agosto. Em 11 de agosto os links de acesso aos Blogs vencedores serão disponibilizados no site da Seed (www.seed.se.gov.br/jogos). Os alunos vencedores ganharão: 1º lugar - notebook, 2º lugar - computador de mesa (desktop) e 3º - máquina fotográfica digital.

Conteúdo
O blog deverá ser produzido com o seguinte tema: "Jogos da Primavera: história e curiosidades." Os posts podem ser em formato de texto, imagens, áudio e vídeo. Porém, não podem conter assuntos não relacionados aos Jogos ou qualquer material proveniente de outros sites, sem que seja de modo parcial ou com os devidos créditos (colocando sempre o link de acesso para a postagem original), como também não veicular material erótico ou para download.
Entre os assuntos sugeridos como pauta para as postagens estão: curiosidades, textos e matérias exclusivas sobre os Jogos da Primavera, registros e fontes sobre a história dos Jogos, dicas de saúde, depoimentos de ex-atletas, entre outros.
Caso o aluno queira referenciar a escola em que estuda, poderá contar a história, a fundação, a trajetória e fotos da escola em sua participação nos Jogos da Primavera, entre outros fatos e curiosidades.

Processo Seletivo
Para a escolha dos melhores blogs serão observados os seguintes critérios: conteúdo (adequação ao tema), organização (visual), criatividade, uso adequado da língua portuguesa, interatividade com o leitor e originalidade. O regulamento informa que estarão automaticamente desclassificados os blogs com conteúdos que fujam à temática ou que expressem atos causadores de danos a terceiros.
Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos no regulamento ou através dos telefones 3179-8812/8880 e e-mails:
marilia.tavaressilva@seed.se.gov.br e gladston.menezes@seed.se.gov.br .

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Curso : " Tecendo saberes sobre o atendimento Educacional Especializado "

















Nesta quinta-feira (27/05/2010) participaram do curso " Tecendo saberes sobre o atendimento Educacional Especializado ( AEE ) " as professoras Rosy e Graça, responsáveis pela Sala de Recurso Multifuncional de nossa Unidade de Ensino. O curso é voltado para técnicos da educação especial e professores da sala de recurso multifuncional e tem como objetivo dar subsídios teóricos e práticos a esses profissionais.

sábado, 22 de maio de 2010

Festa Junina: História e tradições



Origem: existem duas explicações, a primeira é em função das festividades que acontece no mês de junho. A segunda versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria em homenagem a São João.
No princípio, a festa era chamada de Joanina.

História da festa junina e tradições: Apesar de hoje serem festas católicas, as comemorações juninas antecedem o nascimento de Cristo. Em certa época e durante muito tempo os católicos passaram a associar esta celebração ao aniversário de São João, no dia 24 de junho, mais tarde, os festejos incluíram os dias de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).

Ao longo dos anos, cada região do Brasil comemora de um jeito diferente. O que importa é o ingrediente principal: a alegria.

Hoje, as festas juninas são entendidas como uma oportunidade para juntar os amigos e a família e se divertir!
A decoração é feita com bandeirinhas coloridas, confeccionadas com folhas de papel de seda ou cartolina de diversas cores ou, até as mais originais são as bandeirinhas de jornal ou folhas de revistas coloridas.

Quando há espaço usam papel laminado nas cores vermelha e amarela para fingir uma fogueira, amassando o papel de forma a imitar as labaredas. As folhas amarelas ficam na parte de dentro, para imitar a chama mais forte do fogo. Junta-se uns gravetos de madeira para colocar em volta e montar a fogueira. Para entrar no clima da festança os participantes da festa se vestem a caráter.Os homens costumam usar camisa xadrez, calça jeans com retalhos coloridos como se fossem remendos das calças, lenço no pescoço, chapéu de palha, bota e um bigode caprichado desenhado com lápis de pintar os olhos.

Já as mulheres usam vestidos de estampas florais com babados e rendas, cabelo dividido em duas tranças e amarrado com fita, chapéu de palha, meia calça colorida, sapato, batom de cor viva e sardas desenhadas na bochecha com lápis de pintar os olhos. A musica típica das festas juninas é um pouco parecida ao forró, e toca todo tempo, embalando o bate papo dos amigos. São tocadas quase sempre as mesmas, como Pula a Fogueira, Cai Cai Balão, Capelinha de Melão, Pedro, Antonio e João etc.

Há ainda várias brincadeiras como a quadrilha em que geralmente é tocada a musica Festa na Roça. A maior atração está na confusão, quanto maior mais divertida se torna a brincadeira.

Outras brincadeiras comuns são a pescaria, corrida de saco, o ovo cozido na colher, pular a fogueira de mentirinha do papel laminado, a corrida dos três pés, para as crianças. Para os mais jovens, o correio elegante, e até um bingo, que é apreciado até pelas pessoas mais idosas.

As comidas normalmente são o Arroz-doce, canjica, cocadinhas, bolo de fubá, docinhos de amendoim, cuscuz,milho cozido, pinhão. Bolinhos de polvilho, suspirinhos, etc.

As bebidas mais famosas destas festas são Quentão e Vinho Quente, apreciados por homens e mulheres.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Projeto - A diferença do olhar: Ser normal é respeitar as diferenças

Vale a pena conferir as atividades desenvolvidas pela professora Graça(Sala de Recurso Multifuncional) com a turma da aluna Kamila( Deficiente auditiva). Estas atividades estão inclusas no projeto: a diferença do olhar: Ser normal é respeitar às diferenças de autoria das professoras Graça e Rosy.
Acesse o link:
http://www.slide.com/r/fYAGEWdF7j-qYVaAp2rF1AgVH1mrA9mV?previous_view=mscd_embedded_url&view=original

terça-feira, 18 de maio de 2010

Inclusão ... um ato de amor



Desde o dia 10 de maio de 2010 está em funcionamento a Sala de Recurso Multifuncional do Colégio Estadual Paulino Nascimento, cujo objetivo é o Atendimento Educacional Especializado aos alunos portadores de deficiências, transtornos globais, altas habilidades e a possibilidade de assistência aos alunos com dificuldades de aprendizagem. O atendimento é feito pelas Prof ªs Graça ( manhã ) e Rosy ( tarde ) que, através do Projeto de Inclusão " A diferença do olhar : Ser normal é respeitar as diferenças " vem desenvolvendo o trabalho no sentido de estimular o educando de necessidades educativas especiais a adotar novas formas de relacionamento, hábitos e atitudes, integrando-se aos meios sociais e interagindo como sujeito capaz de reagir aos estímulos de elevação da auto-estima, melhorando assim sua condição de vida, enfatizando a sua integração pautada nos valores humanos.

Prof ªs : Graça e Rosy

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia das mães no Paulino

A pedagoga Mônica Suzanny fez a abertura da nossa comemoração do dia das mães















Profª Marta Rocha, Edna( coordenadora), Profª Lurdinha , Profª Ilma ( palestrante) e Profª Betânia














A Profª Ana Lazarinni faz leitura de mensagem em homenagem às mães














A Profª Marta Rocha( Articuladora do LTE -manhã ) entrega flores e agradece a palestrante ,Profª Ilma , em nome de todos















As professoras Marilene ( Articuladora do LTE-tarde ) e Edna ( Coordenadora de ensino )
fazem a distribuição dos presentes para as mamães














Neste último sábado (08/05/2010), véspera do dia das mães , comemoramos juntamente com professores, pedagogos , equipe diretiva, mães de alunos, e demais funcionários da nossa unidade escolar este data tão maravilhosa. Para tornar esta manhã de sábado agradável a pedagoga Mônica suzanny fez a abertura do evento, e seguidamente a Profª Ana Lazarinni fez a leitura de uma bela mensagem em homenagem as mamães. Após a leitura da mensagem, deu-se início a palestra da Profª Ilma que brilhantemente tratou de um tema tão árduo, a violência doméstica, e que diante da experiência e da facilidade em falar do tema por parte da palestrante, transformou-se em um bate-papo, agradável, descontraído e suave dela com todos que estavam presentes. Finalizada a palestra foi feita a distribuição dos presentes e lanches para as mães que estavam presentes.